É com muito orgulho que me dirijo a todos os simpatizantes e adeptos do FC Gaia. A história do nosso clube está recheada de momentos inesquecíveis, de muitas conquistas, ao longo destes 112 anos de vida. No andebol, no basquetebol, na ginástica e no futebol, continuamos a traçar o nosso caminho, com a mesma paixão de continuar a ser uma referência no desporto do concelho de Vila Nova de Gaia.
Somos a mais antiga coletividade do concelho e orgulhamo-nos de ser uma referência na formação desportiva e social de muitos jovens. Inspiramo-nos diariamente nos nossos fundadores, também eles jovens entusiastas, que apenas queriam cumprir o sonho de jogar futebol com as coletividades já existentes do outro lado do rio Douro. O espírito foi o mesmo, de muito entusiasmo, quando criamos condições para introduzir no clube o basquetebol, a ginástica e o andebol. E o regozijo foi igualmente grande com o renascimento do futebol, em 2011, a modalidade que está na génese do clube e do seu nome.
Em cada golo que marcamos, em cada cesto que marcamos, em cada pontuação que alcançamos elevamos com emoção e sentido de responsabilidade a cidade que também está no nosso nome – Vila Nova de Gaia. Transportamos, por isso, o seu nome por todo o país com muito orgulho. Somos os mais antigos no concelho, mas também o mais emblemático, pelo contributo que temos dado às modalidades.
Na ginástica artística, conseguimos, principalmente na década 1990, impulsionar o crescimento da modalidade de forma notória, como comprovam os nossos campeões nacionais, tanto no masculino, como no feminino. Os vários títulos conquistados no andebol, em várias faixas etárias, a presença na Final Four da Taça de Portugal e a inédita presença na principal liga sénior da modalidade, esta época, são factos que nos dão garantias para o futuro. Também no basquetebol deixamos as nossas marcas, com excelentes prestações em vários escalões e, claro, títulos que também nos enchem de orgulho. No futebol, a nossa maior vitória foi, sem dúvida, renascer a modalidade, seis décadas depois do último suspiro do desporto-rei. Hoje, damos condições para que os nossos jogadores de futebol se desenvolvam para jogar ao mais alto nível, desde a mais tenra idade até ao seu amadurecimento, como atletas e como homens, com uma cultura própria do FC Gaia.
Todas estas vitórias são apenas o corolário de muita força de vontade desta direção e de todas as outras que deram o seu melhor pelo FC Gaia. Mas o sonho não termina aqui. Queremos continuar a crescer e a proporcionar muitas alegrias a todos os gaienses que tal como nós são apaixonados por desporto. Queremos proporcionar as melhores condições para todos os atletas, e por isso, diariamente trabalhamos afincadamente para dar mais visibilidade ao clube e com isso trazer mais apoios – fundamentais para um clube regional como o nosso.
São muitos os momentos desportivos que marcam o nosso clube. Convidamo-lo, por isso, a percorrer as próximas páginas, para conhecer melhor o nosso clube e perceber porque Somos Todos do Gaia!
Aurélio Morais